Você conhece os Benefícios da Vitamina B12?

 

 

Você tem se sentido cansado(a) ultimamente?

Ou com falta de ar? Você acha desagradáveis o horário das refeições, por ter perdido o apetite? Sentindo-se confuso ou deprimido? Bem, é hora de você consultar o seu médico, porque você está, infelizmente, exibindo os mais comuns sintomas de baixos níveis de vitamina B12.

Vitamina B12, vulgarmente conhecida como cobalamina, é um complexo da vitamina B que é altamente funcional para a produção de células vermelhas no sangue, mas também serve para a manutenção de um saudável sistema metabólico, bem como o sistema nervoso. Ela também se mostra como essencial se você quiser diminuir altas taxas de homocisteína no sangue.

Os sintomas começam a aparecer sobretudo devido à falha da absorção completa de B12 na corrente sanguínea devido à ausência do fator intrínseco (uma proteína essencial para a digestão do estômago). Como a não absorção está ocorrendo, o corpo não reconhece qualquer ingestão de vitamina B12.

==> Clique aqui e veja a nossa Vitamina B12 <==

Você corre risco?

É um mito considerar que estes sintomas só são visíveis em crianças ou adultos e principalmente em vegetarianos. Quase todo mundo pode enfrentar esta deficiência e precisa verificar-se para ver se está com baixos níveis de vitamina B12. As mulheres grávidas, pacientes com problemas na tireóide, e com câncer tem toda a necessidade de se cuidar se notar algum destes sintomas em si, é extremamente vital que as pessoas nessas condições tenham o suficiente de informação sobre seus níveis de vitamina b12 antes de as coisas se tornaram piores.

Abusadores de álcool: cuidado.

Outra classe de pessoas, principalmente associada a deficiência de vitamina B12, é a de abusadores de álcool, onde o álcool tem inúmeros efeitos colaterais nocivos, a diminuição da capacidade de assimilação e níveis da vitamina B12 é um deles.

Velhos e jovens: tomar cuidado extremo.

É verdade que com o envelhecimento, se torna difícil o fator intrínseco ser devidamente absorvido, daí as pessoas idosas e até mesmo os mais jovens, precisam vigiar sua dieta, se algum destes sinais começarem a aparecer.

O que os vegetarianos devem fazer?

É a maior verdade que vegetarianos têm um risco elevado de deficiência de vitamina B12 já que na sua alimentação não se tem a suplementação desse nutriente. Daí a baixa desta vitamina. Os sintomas de deficiência começam a aparecer mesmo com refeições aparentemente adequadas.

O que você precisa saber sobre esta deficiência?

Não é fácil deduzir a partir dos primeiros sinais de que se está diante de uma deficiência. Letargia, fraqueza, perda de peso, etc, são comumente ignoradas e as pessoas tendem a encontrar soluções rápidas domésticas. No entanto, isso é extremamente errado. A pessoa precisa ter certeza do que é o problema antes de correr buscando uma cura. E como sempre, o conselho de um médico irá provar ser mais benéfico do que seus vizinhos de porta.

Se você está apresentando algum dos seguintes sintomas regularmente, você só pode estar ignorando a fase inicial desta deficiência:

  • Dor abdominal
  • Dormência / formigamento nas mãos ou pés
  • Perda de apetite, seguido pela perda de peso súbita
  • Constipação ou diarréia
  • Constante sensação de cansaço
  • Insônia

Há necessidade de confirmar a deficiência de vitamina b12 antes que ela o leve a problemas mais graves, como os seguintes:

*Incontinência - Bexiga adoece ao se adaptar a reter a urina por muito tempo; o vazamento causado não só é prejudicial para o paciente, mas cria um incômodo que leva à baixa auto-estima.

*Depressão, confusão e até alucinações - Estes são dos sintomas neurológicos mais graves, que não aleija apenas o sistema nervoso do afetado, mas torna-se uma porta de entrada para outras doenças psicológicas crônicas.

*Fadiga frequente e tremores - Outro dos sintomas é a incapacidade do corpo de manter a energia por muito tempo. As longas horas de cansaço que se sente pode revelar-se extremamente prejudicial, por isso precisa ser diagnosticado corretamente. Adicione a isso, sente-se a súbita falta de ar, mesmo quando não se exercitando ou com trabalho físico mais forçado. Chega um momento quando o corpo torna-se extremamente mal-adaptatado a qualquer pequena tarefa realizada, resultando em calafrios e tremores.

*Dores de cabeça náuseas e recorrentes - Já que a deficiência de vitamina B12 leva a uma menor produção de células vermelhas do sangue, o corpo é incapaz de reter oxigênio absorvido, daí a pessoa sente tonturas e dores de cabeça. Este é o momento em que os médicos costumam detectar níveis de vitamina B12 excepcionalmente baixos.

==> Clique aqui e veja a nossa Vitamina B12 <==

Por que Vitamina B12?

Porque não só ajuda a manter uma alimentação saudável, o sistema nervoso funcionando corretamente, mas também ajuda o seu corpo na criação de células vermelhas, uma parte extremamente importante do seu sangue! A anemia é uma doença documentada como ocorrendo em função da falta de nutrientes da vitamina B12 em seu corpo.

Assim, para desfrutar de um sistema saudável, e de sua vida, tome extremo cuidado em detectar a deficiência de B12 antes que seja tarde demais.

 

Compartilhe este Vídeo no Facebook:

                           

Compartilhar no Facebook  

Comente com Facebook: